quinta-feira, 25 de março de 2010

Ata da reunião do FECOL do dia 14 de Abril de 2010



Ata da Reunião do Fecol

DATA:  14/04/2010
LOCAL: Sede da ASMOCONP/ Banco Palmas

PAUTA
  • Apresentação Cultural: Cia BATE PALMAS E CORDAPES
  • Saudação inicial: Joaquim Melo
  • Informes/ Tribuna Livre;
  • Lançamento da Segunda Edição dos 1000 jovens 10 idéias
GRUPOS PARTICIPANTES: Asmoconp, ABVV, Banco Palmas, Banda D`lirius, Bairro Escola de Trabalho, Banda bússula de Saturno, Centro de Nutrição, Central Palmas, Cia BatePalmas, CORDAPES, Creche Comunitária, Curumins, Candeeiro, IBGE, Igreja Deus é Amor, Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, Núcleo do PT, Pastoral Operária
SECRETÁRIA: Adriana Clemente.

INFORMES/ TRIBUNA LIVRE


Banco Palmas (Joaquim Melo)
Inicia a Reunião com a chamada dos grupos presentes. Faz a apresentação da Srª Ana Maria, liderança comunitária do bairro Lagamar, que na ocasião está representando a Deputada Raquel Marques.

ABVV (S.Augusto)
Informa que o vereador Guilherme Sampaio ja está de volta ao trabalho e dia 08 estará no bairro para uma festa de comemoração do dias das mães.

Orçamento Participativo (Izidório)
Expessa sua alegria em está de volta as reuniões, justifica sua ausência,estava participando e representando a comunidade do Palmeiras nas reuniões do Orçamento Participativo

Morador do Bairro (Paulinho do Forró) 
Comunica que a Coelce esteve na Praça José  de Alencar (pracinha do Palmeiras) e não solucionou o problema da falta de luz e que ele juntamente com a Socorro Alves (presidente da Asmoconp) entraram em contato com a Coelce e provavelmente próxima semana estará resolvido a falta de luz na pracinha.

Creche Comunitária do Conjunto Palmeiras (Célia)
Fala com grande alegria das conquistas da Creche e suas metas para 2010. Atulmente está trabalhando com 25 jovens em um Projeto financiado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), está formando um grupo  de 30 pessoas para participar  do Programama Casa bela-HABITAFOR, anuncia também que está trabalhando com um Projeto intitulado Esporte Lazer que oferece gratuitamente aulas de ginástica para a comunidade sempre às segundas, quartas e sextas, a partir das 17:00 horas.

IBGE (Hellany Régia)
Comunica que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica(IBGE) está realizando um senso com um questionário socioeconômico e pede que a comunidade receba bem os pesquisadores em suas casas. Destaca que essa é uma oportunidade da comunidade se conhecer e conhecer o país, suas carências e potencialidades.

Articulador do FECOL (Roberto)

Comunica que as atividades  do Posto Evandro Ayres está indo para o Sítio São João enquanto acontece a reforma no prédio.

CORDAPÉS (Enio Marques)

Fala que o Abaixo assinado na qual se responsabilizou juntamente com a ASMOCONP  para o melhoramento das ruas José Linhares, Ismael Silva e Catolé já está pronto e será encaminhado para as autoridades.

ASMOCONP (Socorro Alves)
Dar continuidade a fala do Enio e diz que foram colhidas 2 mil assinaturas e entregues ao secretário Joaquim Cartuxo da Secretaria das Cidades, que segundo ele o Palmeiras já está incluso no Programa de Infra-estrutura da Copa de 2014.Fala também que foram encaminhados 03 ofícios para a ETUFOR que tinham como objetivos: pedir um linha de transporte Palmeiras/ Hospital Geral, Sítio São João /Centro, e Palmeiras/Parangaba.

Banco Palmas (Joaquim Melo)
Anuncia a chegada da Deputada Raquel Marques com o seu esposo Ilário Marques.

Ilário Marques
Lança a proposta da Comunidade comprar seu próprio ônibus "Um ônibus Solidário"

Ana Maria (liderança do Lagamar)
Fala que a Deputada Raquel Marques apresentou um projeto na assembléia em 2008 falando da Problemática e da dificuldade que as pessoas enfrentam ao tirar sua Carteira de Habilitação de Moto, seja pela dificuldade financeira ou pelo analfabetismo, que no caso necessitaria de um curso especial. Informa que está sendo oferecida a Carteira de Habilitação Popular atravez do site do DETRAN e que 42 mil pessoas já se inscreveram.Fala também que a Deputada está organizando um seminário sobre Saúde Pública que qundo tiver tudo oficializado será encaminahado um convite para a comunidade do Conjunto Palmeiras.

Vítimas da Sociedade(Wellingnton)
Fala que esteve na reunião da Central Única das Favelas(CUFA) onde participou de um debate e fez a divulgação da segunda Edição dos 1000 jovens 10 idéias.


PALMATUR (Cleciane)
Convida a todos a se fazerem presentes no I Fórum de Turismo Comunitário Urbano, que acontecerá no Auditório Castelo Branco na UFC, apartir das 15h, e que sairá 2 ônibus do Palmas.

Cia Bate Palmas ( Diego Silva)
Avisa que a Cia Bate Palmas está representando a Comunidade do Conjunto Palmeiras no I Congresso de Juventide da Regional II.

Deputada Raquel Marques.


Fala que, naquele momento, está chegando de Quixadá, onde aconteceu uma Conferência Regional de Economia Solidária. Cita  com orgulho sua participação na primeira edição dos 1000 jovens e 10 idéias e se compromete em ajudar a juventude do Conjunto Palmeira que tão encorajosamente agarrou essa idéia. Fala também da Audiência Pública que aconteceu na Assembléia Legislatiava no dia 07 de Abril que tinha como Tema a Copa de 2014. Agradece a presença da Juventude do Palmeiras que esteve lá solicitando a presença da periferia na copa como participantes ativos, mostrando sua arte, sua culinária ,sua alegria...

Pastoral Operária (Cirilo)
Conta que a Pastoral Operária está organizando uma caminhada  de Manifestação no dia 1° de Maio  e que para organização desse evento haverá uma reunião na Palhoça da Igreja São Francisco dia 24 de Abril às 15:00hs.


Banco Palmas (Joaquim)

Comunica que o Caixa Eletrônico do Banco do Brasil  já está funcionando e que próxima semana estará em funcionamento o Caixa da Caixa Econômica Federal.

PAUTA
Dar-se inicio a apresentação do Projeto 1000 jovens 10 idéias 2ª edição,Que foi apresentado por Diego Santos(mestre de bartuque da Cia Bate Palmas) e Enio Marques(Cordapes).






                                                    

Encaminhamentos:

  • Estão abertas as inscrições para o 1000 jovens 10 idéias de 2010. O Tema será:  Para incluir meu bairro na copa de 2014. Os interessados devem buscar fichas de inscrição no Banco Palmas.
  • Qualquer jovem pode participar do 1000 jovem 10 ideias enviando suas idéias pela internet: www.bancopalmas.org.br. O prazo para envio é 30 de junto
  • O evento (1000 jovens...) acontecerá em 23 de Julho, momento em que serão votadas as 10 idéias prioritárias.
  • Próxima quarta não haverá reunião do FECOL devido ao feriado naciona. A próxima reunão será em 28 de abril.



      Nenhum comentário:

      Postar um comentário