quinta-feira, 11 de março de 2010

Ata da reunião no dia 10-03-2010



DATA    10.03.2010
LOCAL    ASMOCONP/Banco Palmas
PAUTA    
  •     Apresentação Cultural –Grupo Delírios
  •     Saudação Inicial : Joaquim Melo
  •     Tribuna Livre
  •     Comemoração da Páscoa
  •     Encaminhamentos
Grupos Participantes    Cordapés,  Delirios, Cia. Bate Palmas,  Asmoconp, Banco Palmas, Vítimas da Sociedade, Creche Comunitária, Igreja Católica, Igreja Deus é Amor, Construtop, Bairro Escola de Trabalho, Curumins, Associação Sitio São João,  Instituto Palmas, Centro de Nutrição, Conselho Tutelar
Secretaria    Adriana  Clemente






TRIBUNA LIVRE   

Cordapés (Edsonir)
Participou de um Festival de dança no Teatro José de Alencar e ganhou dois troféus de 1º lugar em duas categorias. Agradeceu ao FECOL e ao Banco Palmas pelo apoio e premiou  (simbolicamente) o Joaquim e o Parahiba com uma camisa do Grupo.

Conselho Tutelar (Marcos Paulo)
Informa que no Dia 21 de março o conselho tutelar está promovendo a 1ª Grande Marcha pela Paz e contra o CRAC – Convida todos a participarem.

Denuncia que o trabalho de construção  da Av. Val Paraiso está prejudicado por conta de um impasse a quem pertence o trecho: se a regional V ou VI. – Reivindica a conclusão da obra.

ASMOCONP (Ivam de Souza)
Convida a todos para se associarem a Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira, que é a Institutição criadora do Banco Palmas e fundadora do FECOL. Convida também para a Assembléia Geral da instituição  a se realizar no último sábado de cada mês.

Cordapés (Paulinho)
Informa que no dia 08 de março a comunidade preparpou uma comemoração para o dia das mulheres. Em um primeiro momento na sede do Bnco Palmas e, a tarde, na pracinha do bairro.

Centro de Nutrição (Emanuela)
O Centro de Nutrição comunica que estão abnertas as inscrições para o curso de Culinária. Homens e mulheres a partir de 15 anos podem se inscreverem, diretamente no Centro de Nutrição. O projeto tem patrocínio do instituto Henner.

CEBs-Igreja Católica (Sr. Cirilo)
Informa que a Igreja Católica está se organizando para o 1º de Maio e convida ao comundiade para se engajar nesta discussão.

Depósito Construtop (Holanda)
Informa que a partir da próxima semana será inaugurado o Banco Comunitário do são Cristovão, filiado a Rede de Bancos comunitários, a qual se integra o Banco Palmas.

ASMOCONP (Abiqueila)
Informa que foi marcada uma audiência na ETUFOR, para o dia 16 de março, as 10h. O assunto será sobre a extensão da linha  Palmeiras Expresso, até o Sitio são João, fato que prejudicou o Conjunto Palmeira.
Informa que a ASMOCONP  e rede REAJA  está em negociação com a STDS para conseguir vagas no programa 1º PASSO (capacitação profissional para jovens). Já conseguiu 10 vagas. Os interessados devem procurar a ASMOCONP para maiores informações.

Igreja Deus é Amor (Sr. Jerônimo)
Convida para que a próxima reunião do FECOL seja na rua José Linhares, devido ao problema de urbanização que aquela rua está sofrendo. Pede apoio do FECOL para solução dos problemas da José Linhares.

Banco Palmas (Joaquim)
Informa que participou na França do fórum de Inovações Financeiras e fez uma pequena palestra mostrando o trabalho realizado pelo Banco Palmas e pelos grupos organizados do bairro, destacando a importância do Fecol  na animação da comunidade.

Informa ainda que no mês de abril o Conjunto Palmeira estará recebendo a vista do comitê Católico contra a Fome e pelo Desenvolvimento (CCFD) que vem conhecer as experiências do bairro.
Informa que no mês de abril, o Banco Palmas vai operar também com a CAIXA ECONOMICA, o permitirá, dentre outras coisas, pagar o programa Bolsa Família.

Roberto
Justifica a Ausência do Julio Cesar e de seu Izidoro. O primeiro está numa reunião da Liga Esportiva e o segundo em uma reunião na Prefeitura.

Associação do Sitio São João (Jaqueline)
Explica que a reivindicação para ter uma linha Sitio São João –Expresso, foi uma proposta aprovada no Orçamento Participativo. Que a Associação não pediu para linha expresso do conjunto Palmeira ir para o Sitio São João. Essa decisão foi da ETUFOR e eles (da associação) não têm nenhuma responsabilidade sobre isso.

Banco Palmas (Joaquim)
Parabeniza a atitude da Associação do Sitio são João e convida para que possam ir juntos com a comunidade do Conjunto Palmeira na audiencai do da 16 de março, na Etufor.

Construtop (Holanda)
Lembra com tristeza a Perca do fórum (tribunal de pequenas causas) que tinha no Sítio São João e foi para o Bairro José Walter. Pede que o FECOL retome essa questão.





PAUTA

Foi feita uma ampla discussão de como o FECOL deveria organizar uma comemoração de Páscoa para a comunidade. Houveram várias sugestões e ficou consensuado que a festa seria na reunião do FECOL da quarta-feira Santa, com três conteúdos: um show cultural, uma celebração ecumênica e uma partilha de alimentos (comidas) que será preparada por cada grupo/pessoa pertencente ao FECOL (cada um traz um prato).





ENCAMINHAMENTOS

  • Próxima reunião do FECOL será na Rua José Linhares
  • Dia 16 de março, as 8h30min sai a comissão (da sede da ASMOCONP) para a reunião na ETUFOR- Os interessados devem chegar neste horário.
  • Comissões para preparar a festa de Páscoa:
  1. comissão de organização do show: Ênio, Parahiba, Paulinho, D´Lírios, Edsonir
  2. comissão de organização do ato ecumênico: Pr. Marleudo, Cirilo
  3. comissão da Partilha: Bete,  Angelina, Eliane
















2 comentários: