quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ata da Reunião do Fecol do dia 27 de Outubro de 2010.

DATA: 27/10/10
LOCAL : Sede da ASMOCONP/ Banco Palmas.

  • INFORMES;
  • Tribuna Livre;
  • PAUTA: Fórum de Redes Locais. Raíz de Cidadania. 
Secretária: Adriana Clemente 


Grupos Participantes:, ASMOCONP, Pastorais Sociais, Centro de Nutrição, ABVV, FCD do Conjunto Palmeiras (Fraternidade Cristã dos Doentes Crônicos e Deficientes Físicos), Grupo de Políticas de Iguadade Racial, Raíz da cidadania do Conjunto Palmeiras.

INFORMES/TRIBUNA LIVRE

BETH- (Ig.São Francisco)
 Informa que haverá um encontro com os educadores e pais de alunos do Projeto + educação, na ultima quinta do mês.

Socorro Alves- (ASMOCONP)
 Avisa que no ultimo sábado do mês,dia 30,haverá reunião da Assembléia da ASMOCONP,e faz o convite à todos os presentes.a reunião iniciará as 14 horas.


BETH (Ig.São Francisco)
Comunica que dia 21 de novembro,haverá encontro com as Pastorais Sociais ,no sítio da Pastoral e domingo dia 13 acontecerá um bingo de um sestão,a cartela custa apenas R$ 1,00, os interessados podem procurá-la no final da reunião.


Augusto Barros (ABVV)
Comunica que esteve conversando com o Vereador Guilherme  e com a secretária de Educação que irão marcar uma data para virem ao Palmeiras. 

Júlio César (Liga Esportiva)
Informa que a reunião do dia 03  de novembro, que irira ser realizada no campo do Beira Rio ,foi transferiada para o dia 10 de novembro.


Cirilo (Pastoral Operária)
Comunica que a Rua Cabo Verde foi asfaltada, o que ele considera um desrespeito,pois existem ruas que nunca foram feitas calçamento.




 PAUTA:
                  Raíz da Cidadania

Cláudia ,Assistente Social, sauda aos presentes e explica que vai ser apresentadas algumas propostas, algumas delas saíram das propostas do Seminário,organizado pela ASMOCONP.
Apresenta sua equipe de apoio que  estavam lá para debaterem as propostas que eram: 
  • Patrícia (Psicóloga da Raíz da Cidadania do Conjunto Palmeiras);
  • Júlio (Assistente Comunitário);
  • Antônio Gomes (Trabalha fazendo mapeamento de Projetos Sociais).
Cláudia continua sua fala dizento que trabalham em defesa dos direitos humanos(idósos,deficientes,da diversidade sexual,de mulheres , crianças e adolecentes).
Fala que tem um advogado disponível para orientação dos idosos e que se for do interesse do FECOL,ele poderá traze-lo para ele dar uma palestra.
Aparti de então dá prosseguimento lendo as idéias que ela  e sua equipe priorizaram na comunidade e vê com mais urgência de necessidade.
  • Palestras e Oficinas sobre Drogas.
*Pode convidar a Rede Aquarela para relizar essas oficinas nas escolas e nos projetos existentes no bairro.


Célia (Creche comunitária)Parabeniza pela boa vontade da Raíz da Cidadania por abraçar essas questãoes  de Segurança, Saúde e Segurança Alimentar. Fala que atualmente trabalha com 75 famílias e sempre sente dificuldades de trabalhar com as crianças no início da Semana,pois elas passam o final de semana com os pais e a família que geralmente é desestruturada,e acha bastante interessante essa idéia de palestras para os pais.

Claúdia coloca a idéia de se iniciar grupos de acompanhmantos a essas famílias e encontros bimestrais,como a Raíz da cidadania tem o objetivo de trabalhar com o maior numero de pessoas,poderá ser feita uma rede de gupos locais( ABC, Circo Escola, ABVV, Creche Comunitária,Bairro Escola, Projeto Menino Capaz,Cia Bate Palmas).

Cirilo, Coloca sua gratidão à esse Projeto, mas questiona: Onde está o conselho Tutelar? O juizado de menores? E acrescenta: "Esse era pra ser o serviço deles".

Márcia (Centro de nutrição), Diz que há 18 anos trabalha no Centro de Nutrição e se entristesse ao ver que sua primeira turma de alunos já estão todos mortos. O ultimo, teve que fugir do bairro para não morrer e foi assassinado recentemente e questiona:"Será que somente palestras com famílias vão solucionar esses problemas?"

Célia (Creche comunitária),Acredita que somente as palestras não irão funcionar,mais sim palestras, encaminhamentos e acompanhamentos com as famílias podem ajudar muito.

Socorro Alves (ASMOCONP),Fala da sua admiração  pela iniciativa da Raíz da Cidadania,em vir até o Fecol e escultar a comunidade.Diz que desde os 13 anos trabalha na comunidade e para a comunidade, trabalhou na Casa de Parto, na ABVV, como Agente de Saúde e atualmente trabalha na presidência da ASMOCONP. Diz: "Não podemos deixar as grandes idéias para trás, mas podemos começar tomando pequenas iniciativas e depois cobrar do poder público o que de fato é obrigação deles".

Júlio César (Liga Esportiva). Fala da dificuldade que tem ao trabalhar com os jovens ,pois a comunidade se encontra dividida e diz "É preciso que as autoridades olhem para os jovens com um olhar diferente, pois as drogas têm se transformado em um problema de saúde pública,que agrava não só as famílias mas também  a comunidade e a sociedade em geral."

Emanuela Matias(Agente Comunitária de Saúde).
Fala que essa é uma boa iniciativa,pois relizando esses trabalhos que parecem ser o mínimo,podemos fazer  a diferença,conversando com a família.e cita o exemplo da CUFA(Central Unica das Favelas),que trabalha nessa espectativa e vem dando exemplo em todo Brasil.

IZAC (morador do Bairro)
Inicia seu dicurso perguntando "quantas pessoas trabalharam na politica,nessa eleição?".Quase todos levantaram a mão.E continuou, "É hora de se cobrar o nosso direito,é hora de fazer a diferença,pois não estaremos cobrando mais do que eles podem fazer e sim o que é por nosso direito."

Joquim Melo (Banco Palmas)
Lembra dos vários encaminhamentos que saíram do FECOL, desde o evento dos 1000 jovens 10 idéias, até o PDCI, o Comício inverso, dentre as audiências sobre segurança, e ,conclui: "Somos um bairro de força e luta".


Após ampla discução sobre o assunto, foi acordado que seria feita uma Audiência Pública na Pracinha do Conjunto Palmeiras e seriam convocado as autoridades como a Prefeita Luiziane,o Secretário da Regional VI. A audiência foi marcada para o próximo dia 24/11,numa quarta-feira.


Encaminhamentos:
  •  Próxima reunião acontecerá na sede da ASMOCONP/Banco Palmas as 19 h.





Nenhum comentário:

Postar um comentário