sábado, 15 de maio de 2010

Ata da reunião do FECOL do dia 12 de Maio de 2010

DATA:12/05/2010
LOCAL:Sede da ASMOCONP/Banco Palmas.

PAUTA:
  • Apresentação Cultural: Banda Bússula de Saturno;
  • Saudação inicial: Joaquim Melo
  • Informes/ Tribuna Livre;
  • Suzana da Espanha;
  • Oficina da Democracia Econômica.
GRUPOS PARTICIPANTES: ASMOCONP, Liga Esportiva, CORDAPES, ABVV, Cia Bate Palmas, Bairro Escola, Banco Palmas, Associação do Sítio São João, Moradores da Rua Ismael Silva, Banda Bússula de Saturno, Centro de Nutrição, Marcelo da UFPR, Igreja Deus é Amor.
Secretária: Adriana Clemente.

Informes/Tribuna Livre

Banco Palmas (Joaquim Melo)
Inicia  a reunião saudando a todos os presentes com uma boa noite e segue fazendo a chamada dos grupos presentes, para registrar na Ata e novamente fala da divulgação das atas no Blog.

ABVV (S. Augusto)
Fala que um funcionário do CSU foi procurá-lo falando que o Sítio São João irá ganhar o posto de saúde Evandro  Aires de Moura e nós do Conjunto Palmeiras vamos ficar sem o atendimento, o que prejudicará muitas famílias  e assim irá marcar uma reunião para discutir esse assuntos com os funcionários do posto de saúde que há três meses estão sem água. Pediu que fosse organizada uma comissão do FECOL para representar a comunidade.

ASMOCONP(Socorro Alves)
Justifica sua ausência na última reunião que na qual estava participando do Seminário Estadual de Financias Solidárias. Fala que a REAJAN (Rede de Articulação do Jangurussu e Ancurí) preparou um ofício para encaminhar à ETUFOR pedindo que atendam verdadeiramente a comunidade do Sítio São João ,sem prejudicar o Conjunto Palmeiras e beneficiando outras comunidades como Maria Tomázia,Patativa do Assaré e adjacências.
 
ABVV (S.Augusto)
Relembra da questão com a Cagece e pede  que retomem esse assunto que é nosso direito.

ASMOCONP (Socorro Alves)
Fala que a associação já encaminhou ofícios para a Secretaria das Cidades e que está tendo dificuldades com relação a isso porque o secretário mudou ,comunica que a Associação está passando por uma Auditoria que se encerrará na próxima sexta-feira, convida a todos os sócios ou não  a se fazerem presentes na reunião da Assembléia Geral da ASMOCONP dia 29 de Maio as 14 h.


Roberto (organização do FECOL)
 Fala que no próximo sábado dia 15 haverá uma caminhanda para divulgação do Projeto '1000 jovens 10 idéias para incluir meu bairro na copa de 2014". Comunica que o CRAS está escrevendo jovens para o Curso de Pedreiro é necessário RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Bolsa Família.

PAULINHO DO FORRÓ
Diz que foi ao Circo Escola com o Marcelo e o Luigi da UFPR fazerem umas gravações mas a direção do Circo Escola pediu que encaminhassem um ofício.

Banco Palmas (Jaqueline Dutra)
Esclarece e diz que a diretora do Circo escola explicou que nesse caso era necessário um ofício porque se tratava de uma apresentação maior.Aproveita e dar a idéia que o FECOL encaminhe esse ofício e o Marcelo e o Luigi apresente em outra ocasião o Trabalho das Gravações numa reunião do FECOL.

Liga Esportiva(Julio Cesar)
Comunica que  a Liga estará completando 15 anos de existência, relembra que há 10 anos atrás  a Liga organizava torneios com mais de 16 equipes e que hj está tendo dificuldades par juntar as equipes de fora por conta da violência no bairro.

Eliane(moradora da Rua Ismael Silva)
Fala que esteve  na Regional VI para falar do problema da  Rua José Ismael Silva e foi tratada com desfeita, pois que a atendeu falou que o O.P (Orçamento Participativo) não tinha validade e tudo era uma farça.

Associação do Sítio São João.
Justifica que o Posto de Saúde e a linha do ônibus não foram exigidos pela associação e pede que todos entendam que a comunidade do Sítio São João é uma comunidade muito carente e que está um paço atrás da comunidade do Conjunto Palmeiras.

Banco Palmas (Joaquim Melo)
Relembra que em outras ocasiões esse assunto já foi discultido.Relembra também que a ETUFOR se comprometeu em retornar para dar resposta as nossas petições e direitos e não compareceu fazendo descaso da necessidade da comunidade,justifica  que o Sítio São João tem demanda suficiênte  para ter uma linha própria.Coloca a idéia de fazermos "O dia do Grito do Jangurussu",onde poderemos reunir acomunidade da região do Jangurussu e levar 10 mil pessoas para rua em forma  protesto,tendo em vista uma data que é 17 de agosto já que em junho teremos a Copa e em julho o Evento dos "1000jovens 10 idéias para incluir meu bairro na Copa".

PAUTA
Após todos concordarem com o GRITO DO JANGURUSSU. A palavra foi passada  para Suzana (da Rede de Redes de Economia Solidaria da Espanha -REAS). Suzana veio da Espanha contar um pouco de sua experiência com Economia Solidária e conhecer um pouco de nossa história. Apresentou o seguinte power point

ENCAMINHAMENTOS

Após a apresentação de Suzana seguiu-se um debate sobre economia solidaria e uma comparação entre as práticas brasileiras e as atividades desenvolvidas pela REAS na Espanha.
  • Sábado dia 15 caminhada pelo bairro para divulgar o Evento dos 1000 jovens 10 idéias que acontecerá em julho,sáda da sede da ASMOCONP ás 16 horas;
  • Próxima reunião acontecerá na Sede da ASMOCOP/ Banco Palmas.
                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário