sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ata da Reunião do FECOL 
DATA: 07/04/2010
LOCAL: ASMOCONP/Banco Palmas.
PAUTA: Pesquisa sobre a Juventude do Conjunto Palmeira
  • Apresentação Cultural: Paulinho do Forró e Rairton;
  • Saudação inicial: Joaquim Melo;
  • Informes;
  • Tribuna Livre;
  • Centro de Formação Terra do Sol
Grupos Participantes: 
ASMOCONP, Banco Palmas, Bairro Escola,Centro de Nutrição,Banda O Oco do mundo,
INFORMES/TRIBUNA LIVRE

Paulo Sérgio (Morador do Bairro e membro da CIA CORDAPES) 
Faz denúncia que a praça José de Alencar (pracinha do Palmeiras) está totalmente escura e pede que o FECOL tome providência com relação a Coelce. Lembra que a praça foi construida pelos moradores do bairro e que é mantida pelos moradores.


Marcos Paulo (Conselheiro Tutelar)
Fala do Projeto que implantou na Escola João Germano contra a evazão escolar,e que pretente implantar na Escola Irmã Estela e Marieta Cals.O projeto ainda não está implantado,  mais trabalha diretamente com os pais e professores e a escola passa um relatório ao conselheiro que consequentemente fará uma visita aos pais caso não solucionado ausência do aluno na escola será encaminhado o caso á Promotoria de Educação.

- Denúncia também o descaso com os funcionários do Posto de Saúde Evandro Alves de Moura que estão até sem água para beber.

Ivam de Souza (Asmoconp) - Denuncia a volência do Bairro e registra que na última semana foram assassinados 03 pessoas no Conjunto Palmeira. alerta que a situação está se agravando e que precisa tomar providências.


Welington (Vítima da Sociedade)
Também faz uma denúncia sobre a violência do bairro e registra que a juventude pobre é descriminada pela abordagem policial. Informa que a juventude do Palmeira   participou a tarde (na Assembléia Legislativa) da audiencia sobre a COPA e que ficou feliz em ter participado da audiência.

Abiqueila (ASMOCONP)
 Justifica a ausência de Socorro Alves (Presidente da ASMOCONP) que esteve na Audiência Pública à tarde e não pode comparecer.
Fala que uma moradora do Bairro esteve na associação para reclamar da parada de ônibus que mudou de local , antes na esquina do Cadí ( Edilson Candeia com Av.Val Paraíso), agora sem lugar para abrigo e propício para assaltos. Fala também  que a Associação tomou providência enviando uma Proposta para ETUFOR.


Roberto (FECOL)

Fala que visitou o Posto de Saúde Pedro Sampaio e Evandro Alves de Moura, para convidar para Reunião do FECOL e que teme o fechamento do Posto de Saúde  Evandro Alves de Moura pela falta de material para os paciêntes e até para os funcionários (falta  água para consumo e etc). Afirma que os postos de saúde estão em sutuação extremamente precária.

Angeline (Centro de Nutrição )
Confessa que ficou muito triste pela iniciativa do Conjunto Palmeiras em querer tirar o ônibus Via Espresso que vai até o Sítio São João. Registra que a comunidade do conjunto são João tem uma situação de serviço de ônibus, pior que o Conjunto Palmeira.

Ivan (Asmoconp)
Esplica que  a iniciatiativa do Palmeiras não era para tirar o via de ônibus do Sítio São João e sim para achar uma alternativa que abrangesse a necessidade do Sítio São João sem prejudiar o Palmeiras, mas que para isso era necessário que o Sítio São João também lutasse pelos seus objetivos.


Cirilo (Pastoral Operária)
Fala que esteve em uma reunião na Regional VI onde foi apresentada a planta do novo posto Evandro Alves de Moura e que foi falado na reunião que os funcionários do Posto serão transferidos para o Sítio São João até que a reforma acabe.

Banco Palmas (Joaquim)
-Comunica que o dia 14 de Abril a comunidade do Conjunto Palmeiras estará recebendo a Visita da Sra Yvone que faz parte do Comitê Católico de Combate a Fome na França. 
-Informa também e que próxima quinta, dia 15, acontecerá o I Forum de Turismo Comunitário Urbano no Conjunto Palmeiras No auditório Castelo Branco às 15hs e que sairá 2 ônibus da ASMOCONP/Banco Palmas, as 13h. 
-Anuncia também que na próxima quarta (na reunião do FECOL) será o lançamento da 2ª Edição do Projeto 1000 jovens 10 idéias que terá como tema: Para incluir meu bairro na Copa de 2014 e que os jovens irão fazer um balanço das 10 idéias que foram aprovadas em 2009.

Por último, Joaquim faz um comentário que pelos próprios informes dados na reunião se explica a violência no Bairro. "Se o posto de saúde não funciona, se a pracinha está no escuro, se os õnibus estão com problemas, se a comunidade da Maria tomazia está completamente abandonada, é claro que iso gera violência na comundade.


PAUTA   


-Pesquisa sobre a juventude do Conjunto Palmeira.



Conceição, moradora do  bairro,  deu início a apresentação falando  um pouco do Projeto e apresentando o Sr Ricardo.
Sr. Ricardo,afirma que trabalhou com educação popular muitos anos na Nicarágua, e que aproveita para parabenizar a comunidade por sua história e iniciativa. Logo após, apresentou um power-point explicativo sobre a pesquisa-ação que o Centro de formação Terra do Sol pretende desenvolver em três bairro de Fortaleza, incluindo o Conjunto Palmeira, desde que aja aprovação e aceitação da comunidade.



 Após a apresentação foi feito um debate sobre tudo apresentado. Todos os presentes se manifestaram a favor da pesquisa na comunidade e destacaram a importancia da mesma para a luta do bairro. Joaquim destacou que via aquela pesquisa com muito carinho, pois era a continuidade do trabalho de pesquisa popular que se iniciou no conjunto Palmeira em 1987. Ele (Joaquim) foi o primeiro pesquisador popular do bairro e seu trabalho final foi o resgate da memoria do bairro. Disse também que o Banco Palmas daria todo apoio a pesquisa.
Como encaminhamento foi formado uma comissão de apoio a pesquisa , formada por : Emanuela, Abqueila, George e Marleudo

 PAUTA 2- APROVAÇÃO DE PROJETOS PARA O FACES
Após a apresentação foi dado continuidade a reunião com a apresentação de um Projeto Fundo de Apoio a  Cultura e a Economia Solidária,que foi aprovado por maioria dos votos. O projeto foi do jovem para comprar um equipamento para serigrafia. houve um grande debate se o projeto se enquadrria nos critérios do FACES, ou era um projeto de empreeendedorismo que devisa ser financiado pelo banco palmas (com crédito). A plenária votou e aprovou o projeto.

Logo depois houve uma  homenagem para o Joaquim Melodo Banco Palmas que estava completando mais um ano de vida. Após os parabéns ao som da voz de Paulo Sérgio, foi ecerrada a reunião.


ENCAMINHAMENTOS:
  • No dia 14 de Abril a comunidade do Conjunto Palmeiras estará recebendo a visita da Sra Ivone que faz parte do Comitê Católico de combate a Fome na França;
  • Na próxima quarta dia 14 de Abril será o lançamento da 2ª Edição do Projeto 1000 jovens 10 idéias que terá como tema: Para incluir meu bairro na Copa e que os jovens irão fazer um balanço das 10 idéias que foram realizadas.
  • Dia 15 acontecerá o I Forum de Turismo Comunitário Urbano no Conjunto Palmeiras No auditório Castelo Branco às 15:00hs . Sairá 2 ônibus da ASMOCONP/Banco Palmas.
  • APróxima Reunião acontecerá na sede da ASMOCONP/Banco Palmas pontual mente ás 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário