quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ata da Reunião do Fecol do dia 15 de Setembro de 2010.


Data:15/09/2010
Local:Sede da Asmoconp Banco Palmas.
Apresentação:  Grupo de Swing Elite
Informes
Tribuna Livre
Pauta: CRAS do conjunto Palmeiras

Grupos Participantes:

Liga Esportiva,Swing Ellite, Bairro Escola,Menino de Paz,CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), Central Palmas,Mancha Verde,Cordapes,Creche Comunitária,Banco Palmas,ASMOCONP,Raízes da cidadania do conjunto Palmeiras e  Secretaria dos Direitos Humanos.

 É dado inicio à reunião passando diretamente para o ponto de Pauta,que essa semana está sob responsabilidade doCentro de Referência de Assistência Social do Conjunto Palmeiras,CRAS,A Dra Juliemary(Psicóloga),Explica que se trata de uma Intervenção Comunitária,organizada pelos idosos  e tem como objetivo, reclamar o descaso em que os motoristas e passageiros tratam as "pessoas da melhor idade" e que foi organizada uma comissão que são vítimas de tal abuso e vinheram à frente,testemunhar suas dificuldades,segurando alguns cartazes que diziam:"As pessoas não respeitam os lugares reservados para os idosos","É necessário haver campanhas educativas sensibilizando os usuários e proficionais","Ônibus e topics infelismente não páram para os idosos subirem".
Maria Valquíria testemunha que há 32 mora no conjunto Palmeiras e que há algum tempo vêem enfrentando dificuldade de pegar ônibus que simplismente não páram e quando páram não esperam que ela se sente nas cadeiras e fala mais se existe a carteira do idoso é um direito federal que lhe assiste de não pagar passagem.
O Sr. Zilmar Cordeiro,relembra da luta por transporte da qual também fez parte e lamenta a falta de respeito para com os idosos, grupo da qual ele se orgulha de participar.
O sr. Raimundo Mailson,fala que é morador do bairro desde 1992 e com orgulho lembra da luta do bairro e de sua conquistas e fala  "é lamentável essa falta de respeito às pessoas que têm tanto as nos ensinar".
A Sra Maria de Souza fala que quando está nas paradas os ônibus passam em alta velocidade e não para para que ela possa subir.
A sra Raimunda Lindete reclama da velocidade em que os ônibus passam e quando param não espera que ela apoie e tome asento.
O Sr. João Batista reclama que os motoristas das topics,pergunta para qual lugar onde ele vai antes mesmo dele subir na topic.
A sra Maria Valquíria relata que uma vez foi derrubada dentro da Topic,porque estava em alta velocidade e ela não consegui se apoiar , a Topic estava lotada. Reclama também da demora dos ônibus expresso que ficam parados em frente à bombolândia dexando os passageiros esperarem por bastante tempo.
Após os depoimentos a sra Juliemary agradece à todos pela atenção e informa que o Sr. Antônio Gomes(conhecido como Lôro)está presente, representando a Secretaria de Direitos Humanos,informa também, que o intuito dessa manifestação é chamar a atenção das autoridades para os direitos dos idosos que na prática não são cumprido de fato.
 A reunião prossegue e é aberto a fala para Tribuna Livre e para os Informes.

Joaquim Melo(Banco Palmas)
Inicia sua fala recitando uma frase de um amigo poeta que diz:"Uma Juventude sem rebeldia é uma velhice precoce",e continua dizendo que admira essa iniciativa tomada pelos idosos em reivindicar seus direitos e como participante do FECOL,fala que as iniciativas à se tomara é encaminhando ofícios para os SINDIVAN(Sindicato dos Permissionários  autônomos de Veículos e Transporte Alternativo),convocando  para uma Audiência.

Ivan de Sousa(Sócio da ASMOCONP)
Fala que aconteceu no dia 02,03 e 04 um Seminário organizado pela ASMOCONP,que tinha como tema principal, a Sáude Segurança e Educação do conjunto Palmeiras.

Izidório Nobre(Conselheiro do O.P)
Comunica que foi liberado o dinheiro para Construção e reforma de Praças pelo Orçamento Participativo.

Júlio Cesar (Liga Esportiva)
Comunica que está organizando o 1° Campeonato Categoria de Base de 13 `15 anos Que será Chamado de Copa Banco Palmas e será realizado no dia 20 de Dezembro.
Ao término dos informes é finalizada a reunião.


FOTOS









Nenhum comentário:

Postar um comentário